Um líder completo e com a intenção de conciliar os interesses da empresa e dos colaborados está constantemente na busca pelo bem-estar no ambiente laboral, pois a saúde e as boas condições de trabalho do colaborador podem possibilitar melhor desempenho e maior satisfação. Diante desse objetivo, a psicologia organizacional pode ser de grande valia e um líder preocupado com as relações humanas nesse ambiente podem buscar nessa ciência ferramentas eficazes.

 

A psicologia organizacional se refere ao desenvolvimento e a aplicação de princípios científicos da área da Psicologia no ambiente de trabalho, com o objetivo de compreender o comportamento individual e aumentar o bem-estar dos funcionários. Com a criação de postos de trabalho e a hierarquia consequente dela, surge a necessidade de compreensão do contexto cultural e da cultura organizacional para estabelecer relações mais humanas. Para isso, a psicologia organizacional sugere:

 

- Aplicação de testes psicológicos (atividade exclusiva para psicólogo);

 

- Realizar pesquisa sobre os sentimentos e emoções dos funcionários;

 

- Organizar o treinamento de habilidades dos profissionais;

 

- Organizar um clima organizacional mais eficaz;

 

- Resolver situações de conflitos entre funcionários;

 

- Projetar sistema de avaliação de desempenho;

 

- Avaliar a eficácia de uma prática específica

 

- Criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização

 

- Criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos, e alcance dos objetivos individuais; e

 

- Alcançar eficiência e eficácia através dos recursos humanos disponíveis.

por Alexandre Jacques | Seja o primeiro a comentar!
O QUE É?
ITEA é um conceito para Gestão de Lideranças. É a ferramenta que ajuda o líder corporativo a desenvolver, aproximar e conduzir seus colaboradores . É prático, fácil, ágil e gera resultados efetivos.

Ele permite uma performance superior da equipe, por meio de um software e de um aplicativo mobile, apoiados por uma capacitação que propõe um método de gestão, de uma forma simples, facilitando as tomadas de decisão.

Prepara os líderes para rapidamente serem coaches da suas equipes nas ações cotidianas.
Posts Recentes
Arquivos
Desenvolvido por Sensorama